segunda-feira, 29 de setembro de 2014

PERDÃO GENUÍNO

Perdão: enquanto não compreendido, não será vivido com excelência.

Uma vez me falaram que o Reverendo Hernandes dias Lopes falando do seu irmão que foi brutalmente assassinado, disse que: Se não perdoasse o assassino de seu irmão não tinha condições de ser um pastor. Ministrar sobre perdão, como obter e liberar perdão é muito fácil, o difícil é aplicar esse ensinamento em nossas vidas. Jesus quando ensina o Pai Nosso, Ele nos orienta a pedi a Deus que nos perdoe assim como nós perdoamos as pessoas que nos fizeram mal (Mt 6.12). Notemos que há uma condição para alcançar o perdão de Deus, que primeiramente devemos perdoar as pessoas que nos fizeram mal. Minha mãe me confessou um dia que havia perdoado o assassino da minha irmã assassinada em 1996, e como prova disso já não sentia raiva ou qualquer outro tipo de sentimento escuro pelo o assassino, esse que veio a se suicidar logo em seguida. Mas como posso perdoar uma pessoa que só me faz mal? Como chegar diante de Deus todos os dias suplicando-lhe o perdão e saber que para obter o perdão pelas ofensas que fazemos a Ele, temos que perdoar quem nos tem ofendido? A melhor pessoa para nos ensinar é o próprio Deus que sofreu ofensa maior, pois depois de ter criado tudo, inclusive o próprio homem, o delegou para administrar o paraíso, nomeando os animais, podendo desfrutar de toda árvore do jardim, menos da árvore da ciência do bem e do mal (Gn 2.17). O homem traiu a confiança de Deus e com isso entrou a dor, a terra foi amaldiçoada, entrou o pecado e conseqüentemente a morte.
O homem passa a viver debaixo do pecado (Rm 3.9) e o próprio pecado separa o homem de Deus (Is 59.2) a ponto de concluir dizendo: Não há um justo, nem um sequer (Rm 3.10). Mas o próprio Deus, a pessoa ofendida, na queda de Adão e Eva já projeta uma forma de se reconciliar com o homem, é o que denominamos de proto-evangelho, isto é, a primeira referência a vinda de Jesus. Éramos inimigos de Deus, mas voltamos a ter aliança com Ele através da morte de Cristo (Rm 5.10), porque Deus provou seu grande amor por nós, sendo ainda pecadores, ou seja, seus inimigos na morte de Cristo. Era Ele se reconciliando com homem através de seu filho (Rm 5.8). Mas entender perdão, ainda é um grande desafio para igreja, por isso é plausível a pergunta de Pedro: “Até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Ora, nosso Deus foi ofendido tantas vezes e continua a ser ofendido, mas, contudo, todavia estar disposto a nos perdoar. Chego a conclusão que não importa a intensidade que somos ofendidos, temos que perdoar! Todas as justificativas são anuladas na cruz, na morte de Cristo, uma vez que Deus amou de tal maneira, de maneira inexplicável. Assim somos nós, dependentes do Espírito Santo levados a perdoar quem nos ofendeu primeiro.



Morra pelo Evangelho de Cristo!


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Ministério da Reconciliação

        O ministério da reconciliação

“E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus e nos deu o ministério da reconciliação”. II Co 5.18


Quantas vezes somos ofendidos, humilhados, marginalizados por pessoas próximas que a princípio deveriam ser portos seguros, onde teríamos a tranqüilidade de atracar o barco da nossa vida até passar os maremotos e tempestades que nos assolam, mas somos surpreendidos pela reação e rejeição de quem até então, esperávamos contar. Somos então tomados por uma revolta em vista do caos que o cenário apresenta; pela incompreensão e rejeição de pessoas próximas causando assim o endurecimento do coração. Famílias têm sido destruídas justamente por causa disso, filhos decepcionados com os pais e vice-versa, maridos com esposas e esposas com maridos, o ódio se instala de uma maneira tal que presença de um ou outro pode causar mal estar. Todavia, Jesus nos orienta a perdoar independente de quem tenha razão, e Ele nos mostra porque devemos agir assim. Primeiro porque a primeira pessoa a ser ofendida foi Deus, o homem desobedeceu a sua palavra e vem desobedecendo até os dias atuais, mas foi à parte ofendida que buscou e ainda busca a reconciliação com o homem caído em seus delitos e pecados. Note que um Deus santo e puro busca homens pecadores através de Jesus para reconciliar com Ele. Por isso que nessa situação não cabe a razão, mas um coração mordomo capaz de servi o perdão a quem quer que seja, um coração que se assemelhe ao coração de Deus.

Está chegando o grande congresso de jovens!



segunda-feira, 14 de abril de 2014

A lepra e o pecado


A lepra no antigo testamento era tratado com muito rigor pelos sacerdotes, era uma doença contagiosa e repugnante, portanto, o leproso não poderia conviver com as pessoas saudáveis, teria que ser retirado para que todo aquele mal não se alastrasse pelo arraial. A lepra tirava a cidadania, a vida religiosa, pois Israel era uma nação santa e todo israelita era considerado um sacerdote que vivia em harmonia com Deus. O leproso era uma pessoa desprezada, morava sozinho, andava com as roupas rasgadas, despenteados e quando alguém se aproximava, ele deveria gritar que estava impuro (Lv 13.45). A palavra do sacerdote era decisiva quando ele analisava e dava o veredito: impuro ou puro. Quando o leproso era curado, ele se apresentava ao sacerdote, que analisaria o caso, se chegasse a conclusão que realmente aconteceu a cura, o restabelecia a comunhão com o povo, e tudo que lhe pertencia era restituído. A lepra é uma tipologia do pecado hoje, o pecado é repugnante, contagioso. O pecado, assim, como a lepra deixa a pessoa insensível, portanto torna-se impossível a pessoa que anda em pecado sentir a presença do Espírito Santo, ouvi a voz de Jesus, andar em comunhão com o corpo de Cristo. A pessoa que está em pecado com o corpo de Cristo, ela deva ser tratada quando o problema é detectado, mas com amor, deve ser afastada por um tempo para preservar a igreja e a própria pessoa. É nesse período de isolamento que é aplicado os remédios: oração, Palavra, Jejum, acompanhamento. Passado o tempo necessário, após o tratamento e detectado a cura, o sacerdote restabelece novamente a pessoa a comunhão da igreja. Que Deus nos cure de toda lepra espiritual para que possamos estar sempre em comunhão com Ele e a igreja.

domingo, 2 de março de 2014

SEJA O SAL QUE DEUS QUER!

"Vós sois o sal da terra, e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, se não para  se lançar fora e ser pisado pelos homens." Mt cap. 5 v.13



Observando esse versículo citado por Jesus, comparando o homem ao sal, faz-me lembrar de Fortaleza-Ce, minha cidade natal, numa época em que a geladeira era um sonho de consumo, assim como a televisão e etc. Eu nunca fui um pescador habilidoso, mas jogava meu anzol de vez em quando, numa lagoa chamada Tabapuá. Era comum naquele tempo, ao chegarmos da pesca, tratar o peixe,salgá-lo e colocarmos no sol. Quando os gatos não levavam os peixes, pois já havia gato malandro no ceará, nós fritarmos ou cozinharmos sempre seguido na sua maioria com um baião de dois. Mas o exemplo que cito e quero enfatizar é sobretudo a conservação, uma propriedade do sal. Jesus chamava os seus discípulos não para ser simplesmente a diferença no meio de um povo que estava perdido, em meio as trevas, mas acima de tudo procurarem se manterem ou conservarem a si mesmos puros, vivendo em santidade. Procurando manter as propriedades dos santos, não se contaminando ou deixar as bactérias do mundo (pecado), apodrecer o alimento espiritual. Estamos no mundo, mas não pertencemos a este mundo, assim como a água não se mistura com o óleo, mesmo os dois juntos num mesmo recipiente e ambos mantêm suas propriedades, assim deve ser o cristão no mundo, procurar conservar suas propriedades de uma nova criatura em Cristo Jesus, porque se for um cristão insípido (insosso), para nada serve, sem utilidade, sem valor, torna-se um crente morno que causa ânsia de vômito no próprio Deus. A maior preocupação de Jesus recai justamente sobre a insipidez do crente! Não seja um cristão insípido, sem vida, sem intimidade, sem palavra, sem brilho e sem sabor, mas seja, um que tenha sabor, que cause sede de Deus em outras pessoas e que conserve as propriedades de uma pessoa que foi alcançado por Jesus.

Que Deus te alcance!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Evangelizando o Piauí.

" semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia; lavrai o campo de lavoura; porque é  tempo de buscar o Senhor, até que venha, e chova a justiça sobre vós"    Os. cap. 10 v. 12

Sai do nosso comodismo não é fácil, saber que tudo está sobre controle deixa-nos mais confortáveis, porém, pesa sobre nós a responsabilidade de pregar o evangelho e isso quer dizer que não podemos ficar parado, e em cima da ordem que o nosso Senhor nos delegou, fomos a Dom Inocêncio-PI e entre os dias 12  a 18 de janeiro para pregar o evangelho, foram dias maravilhosos e de experiências inexplicáveis, convivi com pessoas maravilhosas e ministramos a Palavra do Senhor com toda ousadia. Observei a fome e a falta de conhecimento de Deus de pessoas humildes, boas, mas que haviam sido ensinadas de maneira errada.Ouvi pessoas dizer que queriam Deus não tem preço, foi algo maravilhoso em saber que com muito pouco podemos revolucionar o mundo, voltei fortalecido e renovado,crendo conforme Neemias 6.3, tenho uma grande obra a realizar e não posso parar. Esse ano de 2014 satanás, os principados e potestades que se cuidem, pois juntos com os irmãos e com nosso Senhor Jesus Cristo, vamos ganhar as nações!
Deus te abençoe!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

ORAÇÃO

A oração e a prudência

Devemos orar constantemente, sempre está junto aos pés do Senhor, têm pessoas que tem dificuldades em orar, em reservar um período para conversar com Deus. Em Colossenses cap. 4 v. 2, Paulo nos orienta a perseverar em oração, a vigiar nossas atitudes, é inadmissível que uma vez entregando nossas vidas ao Senhor, que participando das experiências do batismo, da ceia, das escolas dominicais, não tenhamos um período preparado para conversar com o Senhor. O cristão que não ora, ele corre o grande risco de se frustrar ou cair diante de uma situação mais complicada; quando oramos somos fortalecidos pelo Senhor, Ele nos revela as coisas, manisfesta a sua glória e seu poder, nossas famílias são abençoadas, nossos amigos são alcançados, os milagres acontecem, Deus é honrado e glorificado, somos fortalecidos contra o pecado, temos intimidade com Deus e com tudo isso somos mais que vencedores.
Quando oramos só ganhamos, porque orar é lutar,contra nossas próprias vontades para fazer a vontade do Pai, quando temos uma vida de oração, somos uma autoridade pra tudo que se opõe ao projeto de Deus.
continue orando....

Deus te abençoe! 

domingo, 5 de janeiro de 2014

Viver é Cristo.

Porquanto, para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Fl. 1.21

         As nossas vidas realmente deve ser para a glória para Deus, todos as nossas atividades tem que ter como objetivo maior  transmiti Deus. Nossas vidas foram compradas por um grande preço, preço de sangue, o sangue de Jesus.
      Sendo Ele nosso dono, devemos honrá-lo com nossas próprias vidas, sermos bons mordomos, servi ao Rei, servi aos nossos irmãos, aceitar o estatuto do seu reino, se enquadrar dentro daquilo que Ele nos ordena. Nossa vida é Cristo, por isso somos novas criaturas, disposto a perdoar, a chorar pelas vidas perdidas, a orar constantemente, ter uma vida consagrada, uma vida de renuncia, como foi a de Jesus.
   Cientes de que se morrermos fazendo sua vontade, teremos uma eternidade para desfrutar ao lado do autor da nossa fé.Por isso nossa vida é Cristo e o morrer por Cristo e com Cristo é lucro.


Deus te abençoe!

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

MISSÃO HOJE

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Mt cap. VS 19-20

Essa delegação de Jesus para irmos pregar o evangelho a toda criatura se torna um desafio para quem quer realmente obedecer ao Mestre, enquanto milhares de igrejas se mobilizam para enviar missionários, outras se acomodam e não permitem que o ardor missionário abrase os seus corações. A preocupação pelas vidas que perecem, torna-se quase imperceptível comparada a grandes eventos que igrejas promovem para divulgar as logomarcas dos ministérios. Enquanto pouco é investido para manutenção de missionários no campo, compras de Bíblias, panfletos para evangelização e etc. muito se investe para trazer cantores GOSPEL que cobram um valor elevadíssimo, cantam 3 ou 4 músicas e vão embora deixando o povo sedento da Palavra de Deus. Se investem mais em refrigerantes do que na obra de Deus, pra ir ao cinema gasta-se no mínimo R$ 50,00, não estou dizendo que é errado a pessoa se diverti, mas é porque em muitas igrejas para o pastor levantar uma oferta nesse valor ele soa. Ouvi uma vez que obra missionária não dar dinheiro, não enriquece, e é por isso que igrejas têm deixado de investirem em missões. O meu desejo é que Deus restaure o amor pelas vidas, levante pastores que tenham visão do Reino, que chorem pelas almas como Jesus chorou que busquem as ovelhas desgarradas, que invada as trevas com a resplandecente luz de Jesus e traga a vida quem estar morto, procure curar quem foi ferido pela vida, restaurar lares, quebrar barreiras para ir aonde ninguém foi, fazendo discípulos, levantando igrejas, não com nomenclaturas de igrejas, pois isso é o que menos importa, mas hastear a bandeira que glorifica o nome de Jesus. Uma coisa eu sei, que enquanto eu escrevo esse artigo, pessoas estão sendo feito mártires pelo mundo afora, e enquanto você lê outros tantos também, e se, contudo isso, você não se comover alguma coisa está errada, se você não se sensibiliza com as dores alheias, infelizmente ainda não está convertido ao verdadeiro evangelho, na epístola aos romanos Paulo orienta no capítulo 12 verso 15 que devemos nos alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram, o evangelho precisa ser pregado, precisa de você o quanto antes. Você decide! QUER SER BARREIRA PARA O EVANGELHO OU CANAL DE DEUS PARA AS NAÇÕES?

Deus te abençoe!

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

SERMÃO: AVIVAMENTO VEM DA PALAVRA DE DEUS

INTRODUCÃO


ESDRAS É O DÉCIMO LIVRO HISTÓRICO E O PRIMEIRO DOS SEIS LIVROS PÓS-EXILÍCOS (OS OUTROS SÃO NEEMIAS, ESTER, AGEU, ZACARIAS E MALAQUIAS). O LIVRO DE ESDRAS E NEEMIAS ERAM ORIGINALMENTE UM SÓ VOLUME. A VULGATA LATINA FOI A PRIMEIRA A SEPARÁ-LOS, DENOMINANDO-OS I ESDRAS E II ESDRAS.
OS EVENTOS QUE COBREM O LIVRO DE ESDRAS É UM PERÍODO POUCO MAIOR DE 80 ANOS E CAEM EM DOIS SEGUIMENTOS DISTINTOS:
 O PRIMEIRO (CAP. 1-6) COBRE UM PERÍODO DE 23 ANOS ONDE UM GRUPO DE JUDEUS RETORNA SOB A LIDERANÇA DE ZOROBABEL PARA RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO. ALGUNS PREFERIRAM O CONFORTO DE BABILÔNIA À EMPOBRECIDA JUDÉIA.
O SEGUNDO (CAP. 7-10) APROXIMADAMENTE 60 ANOS DEPOIS OUTRO GRUPO DE EXILADOS RETORNAM SOB AGORA A LIDERANÇA DE ESDRAS. SÃO ENVIADOS PELO REI ARTAXERXES, COM DINHEIROS E VALORES PARA INTENSIFICAR O CULTO NO TEMPLO.
ESDRAS É COMISSIONADO PARA APONTAR LÍDERES EM JERUSALÉM PARA SUPERVISIONAR SEU POVO; TAMBÉM ASSUME O MINISTÉRIO DE REFORMADOR ESPIRITUAL.
ESDRAS EMBORA FOSSE SACERDOTE NÃO PODIA EXERCER SEU MINISTÉRIO POR SER CATIVO EM BABILÔNIA. O QUE NÃO O IMPEDIU DE ESTUDAR E INTERPRETAR A MESMA.


DESENVOLVIMENTO

·         EM 538 a.c  ZOROBABEL SAI COM UMA COMITIVA PARA RECONSTRUIR O TEMPLO DO SENHOR (ED. 2).
·         PROCESSO DA RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO (ED 3.1-6.22) ONDE O POVO SE DISPÕE A ERGUER O TEMPLO DO SENHOR. É LEVANTADO O ALTAR, SÃO LANÇADOS OS NOVOS ALICERCES DO TEMPLO ONDE O POVO SE ALEGRAM E ALGUNS JÁ IDOSOS  QUE COHECERAM A GLÓRIA DA PRIMEIRA CASA CHORARAM POR AQUELE MOMENTO (ED 3.12). OS INIMIGOS SE OPÕEM A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO DE FORMA FERRENHA A PONTO DE ESCREVER CARTA AO REI, PARA IMPEDI A CONTINUAÇÃO DA OBRA. O REI OUVE OS INIMIGOS DO POVO DE DEUS E PROIBE DE CONTINUAR (ED. 4).
·         DEPOIS DE 16 ANOS VEIO O REAVIVAMENTO ATRAVÉS DOS PROFETAS AGEU E ZACARIAS. O POVO SIMPLESMENTE SE ACOMODOU A SITUAÇÃO, AGEU ENTÃO DESMASCARA VIOLENTAMENTE O FALSO PONTO DE VISTA PREVALENTE DE QUE A OBRA DE DEUS É SECUNDÁRIA E QUE  DEVERIA  ESPERAR ATÉ QUE FOSSE SOLUCIONADO OS PROBLEMAS ECONÔMICOS. O POVO CUIDAVA APENAS DAS SUAS CASAS ENQUANTO A CASA DE DEUS ESTAVA EM RUÍNAS (AG 1.4) E SE NÃO BASTASSE OS SEUS INIMIGOS, PASSARAM A SOFRER RETALHAÇÕES DA PARTE DE DEUS POR NEGLIGÊNCIA  (AG. 1.6-11). ELES SÃO ENCORAJADOS A DAR CONTINUIDADE A OBRA, E APESAR DA OPOSIÇÃO, CONCLUEM O TEMPLO DO SENHOR.
·         HÁ  UM INTERVALO DE  APROXIMADAMENTE 60 ANOS  ENTRE O CAPÍTULOS 06 E 07, NA QUAL FOI ESCRITO O LIVRO DE ESTER.
·         ENTÃO ESDRAS SURGE NO CAPÍTULO 07, E ELE TINHA UM PROPÓSITO QUE ERA BUSCAR A LEI DE DEUS, CUMPRIR E ENSINAR (Ed 7.10), TREZE ANOS DEPOIS APARECE NEEMIAS PARA RECONSTRUIR OS MUROS DE JERUSALÉM, SOFRE PERSEGUIÇÃO DO MESMO JEITO, ARMAM ARMADILHAS, USAM PROFETAS, MAS ASSIM COMO ESDRAS ELE  TINHA UM PROPÓSITO (Ne 3.3) ESTAVA FAZENDO UMA GRANDE OBRA E NÃO PODIA PARAR. OS MUROS SÃO CONCLUÍDOS EM 52 DIAS DEPOIS DE MUITAS LUTAS.
·         DEPOIS DE RESTAURADO O TEMPLO, OS MUROS. O POVO PRECISAVA CONHECER DEUS, ENTÃO CHAMAM ESDRAS PARA LER E INTERPRETAR A PALAVRA QUE DEUS HAVIA DADO A MOISÉS (Ne 8.1,8).

RESULTADOS:

Ø  QUEBRANTAMENTO, O POVO CHORAVA OUVINDO AS PALAVRAS DO SENHOR (Ne 8.10).
Ø  RESTAURAÇÃO DO CULTO (Ne 8.13-17)
Ø  ARREPENDIMENTO  E CONFISSÃO (Ne 9.3)
Ø  ESTABELECERAM ALIANÇA EM GUARDAR A PALAVRA (Ne 9.38;10.29)

CONCLUSÃO
O VERDADEIRO AVIVAMENTO VEM DA PALAVRA DE DEUS, NÃO DE MOVIMENTOS IRRESPONSÁVEIS QUE PROCURAM ATINGI O EMOCIONAL, MAS QUE NÃO PRODUZEM FRUTO ALGUM, ASSEMELHA-SE AO ESTADO QUE O PROFETA AGEU FALA NO SEU LIVRO NO CAP. 1 v. 6, ONDE A PESSOA RECEBE O SALÁRIO E COLOCA NUM SAQUITEL FURADO, A PESSOA CHEGA NESSAS IGREJAS IRRESPONSÁVEIS, SE ENCHE MOMENTÂNEAMENTE E QUANDO CHEGAM EM CASA ESTÃO VAZIAS.
O AVIVAMENTO DA IGREJA SÓ VAI EXISTIR, QUANDO DERMOS O DEVIDO VALOR A PALAVRA DE DEUS, E QUE O NOSSO FOCO SEJA SEMELHANTE A DE ESDRAS (Ed. 7.10) BUSCAR, CUMPRIR E ENSINAR A PALAVRA DE DEUS PORQUE ASSIM COMO NEEMIAS TEMOS UMA GRANDE OBRA A REALIZAR E NÃO PODEMOS PARAR (Ne 3.3).

QUE DEUS VOS ABENÇÕE!